sexta-feira, 27 de julho de 2007

Actas alegadamente falsificadas



Nas recentes eleições nos Camarões, as suspeitas relacionam-se com votações em que candidatos adversários se declararam vitoriosos, com base nas mesmas actas de secção de voto...

Um dos candidatos do SDF insiste que ganhou com maioria absoluta na circunscrição de Douala V, baseado nas actas eleitorais de todas as estações eleitorais. Alega-se que esses documentos são cópias das originais actas eleitorais que os representantes do partido trouxeram no dia das eleições. Mas quem foi anunciado oficialmente como vitorioso foi a lista do CPDM, com 62 por cento dos votos...

Os queixosos afirmam que a vitória foi concedida com base em documentos diferentes dos que foram dados aos representanres dos partidos, beneficiando irregularmente a lista de CPDM. Teria sido o caso das actas de 41 secções de voto em que teria havido eleições viciadas.



Interessante notar a referência dos queixosos ao facto de a adulteração referida ter se manifestado numa forte participação eleitoral (nalguns casos de 100 por cento!) que contrasta com a generalizada abstenção verificada noutros locais.
O representante do SDF na Comissão Eleitoral não ratificou os resultados finais. Apesar disso, o polémico resultado oficial foi anunciado.

Sem comentários: